Húmus de Paprika e Tomate Desidratado

Precisam de ideias para um snack saudável? Pois hoje deixo-vos a receita de um dos meus snacks favoritos – Húmus, é fácil e rápido de preparar, bastante versátil e não esquecendo… delicioso!

Húmus, para os mais distraídos e desconhecedores na área da culinária é um típico prato de origem árabe que consiste basicamente em puré de grão cozido com tahini (creme de sementes de sésamo), limão, azeite. Esta é a sua tradicional receita, mas pode-lhe ser acrescentados outros ingredientes.

O húmus é das formas mais fácies e pratica de aproveitar os benefícios desta leguminosa num snack. Sabia que o grão-de-bico é extremamente rico em Proteína (uma chávena possui cerca de 15g de Proteína), Ferro e Cálcio? Excelente opção para vegetarianos e vegans para alcançarem as doses recomendadas de proteínas.

Mesmo não sendo vegetariano ou vegan torna-se numa ótima opção de snack visto que fornece energia, sacia e estabiliza níveis de açúcar no sangue, uma vez que a proteína é absorvida de forma gradual.

Acompanhem este pate com “palitos” de vegetais, têm uma variedade a vossa disposição, escolhem entre os vossos vegetais favoritos, cenoura, aipo, pepino, curgete… se não conseguirem decidir, optem por todos… de qualquer forma sabem que estão a comer um snack nutricionalmente equilibrado e saudável!

Esta receita pode ser também uma excelente opção para servir como entrada, e entreter os amigos quando o jantar está atrasado… 😉

Ingredientes

  • 250g Grão-de-bico
  • 3 C. sopa Azeite
  • 1 Limão (sumo)
  • 3 Tomates desidratados
  • Paprika a gosto
  • Orégãos a gosto
  • 1 folha de louro
  • Vegetais à escolha (Cenoura, aipo, pepino,..)

Preparação 

  1. Cozinhem o Grão (previamente demolhado por cerca de 1dia) com a folha de louro durante 45-50 min. Se estiverem com pouco tempo, podem usar grão já previamente cozido;
  1. Escorram o grão já cozida e passem por água fria;
  1. Num processador de alimentos coloquem todos os ingredientes, exceto o tomate desidratado. Triturem até obterem a consistência de puré homogéneo, se necessário adicionem 2-3 colheres de sopa de água para ajustar a consistência.
  1. Adicione os tomates desidratados e pulsem uma a duas vezes, apenas o suficiente para reduzi-los a pedaços pequenos;
  1. Cortem os vegetais que selecionaram em forma de palitos e está pronto a servir!

Rápido, fácil e Nhammy! Bons snacks 😉

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *