Sopa de Abóbora picante

Às vezes chegamos a casa tão cansadas depois de um longo dia de trabalho e só nos apetece uma refeição quente, fácil e deliciosa. Planear as refeições é uma excelente forma de minimizar o tempo que dispensamos na cozinha no final do dia e evita aquelas idas desesperadas ao supermercado que normalmente acabam por terminar em opções menos saudáveis… comida pré-feita, snacks cheios de açúcar e conservantes.

Spicy-Pumpkin-Soup_1Uma das minhas opções para evitar estas situações é procurar ter sempre sopa disponível em casa! Fácil de aquecer, reconfortante, saciante e cheia de bons nutrientes! Hoje partilho uma das minhas sopas preferidas, adoro-a em qualquer altura do ano, Sopa de Abóbora “Picante”!

Esta sopa para além de ser deliciosa é igualmente uma excelente forma de reforçar o nosso sistema imunitário, por ser composta por ingredientes com propriedades anti-inflamatórias.

A abóbora e as suas sementes são extremamente ricas em antioxidantes pois possuem elevados valores de Vit. A, C e E, assim como Betacarotenos e Zinco. Esta combinação de nutrientes promove e fortalece o sistema imunitário, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e o elevado teor em Zinco ajuda igualmente na regeneração celular da pele, unhas e cabelo. Por isso meninas esta é uma excelente receita a reter!

Para futuras mamas que estão a ler este post, aconselho a começarem a pensar a acrescentar na lista de compras Abóbora e a incorporarem nas vossas receitas com mais frequência, pois este vegetal é extremamente rico em Acido Fólico e Vit. B, dois nutrientes muito importantes para o desenvolvimento fetal e prevenção de malformações.

As sementes de Abóbora são igualmente muito ricas em Triptofano, um aminoácido que é convertido em Serotonina (a tão conhecida hormona da felicidade) o que irá ajudar a elevar o nosso sentimento de bem-estar e ainda desempenha um papel fundamental na promoção do sono.

Parecem-me só boas rações para começar a introduzir a Abóbora na sua alimentação com mais frequência! Comecem por experimentar esta sopa… prometo que não se vão arrependem!

P.S.: Para os que não são muito adeptos de picante, optem por não colocar a pimenta Caiena e reduzir a quantidade de gengibre.

Receita Sopa de Abobora Picante

Ingredientes

  • 1 Abobora média/pequena
  • 2 Courgetes Médias
  • 1 Cebola
  • 1 Alho francês
  • 2 Dentes de Alho
  • Raiz de Gengibre (3cm) ou 3 C. chá em pó
  • Raiz de Açafrão (3cm) ou 3 C. chá em pó
  • Pimenta Caiene q.b
  • Sal q.b
  • 3 Cravinho das Índias
  • 2 Sementes de Cardamomo
  • 2 C. Sopa Sementes de Abóbora
  • 2 C. Sopa Sementes de Cânhamo
  • 1 C. Sopa óleo de coco

Preparação

  1. Comecem por descascar a abóbora, cortar em pedaços pequenos.
  2. Num tabuleiro forrado com papel vegetal desponham a abobora, reguem com um pouco de óleo de coco e levem ao forno para assar durante cerca de 20 min a uma temperatura de 180ºC, até esta ficar tenra. (Se não estiverem com muito tempo, podem optar por saltar este passo e cozer a abóbora juntamente com os restantes legumes, o sabor será igualmente ótimo)
  3. Entretanto aproveitem para descascar a curgete, cebola e alhos e corta-los em pequenos pedaços, assim como o alho francês.
  4. Numa panela coloquem todos os vegetais, juntamente com a abobora previamente assada e adicionem todas as especiarias. Eu prefiro usar as raízes de gengibre e açafrão em vez da opção em pó pois conferem um sabor mais intenso, se não conseguirem encontrar podem sempre usar em Pó.
  5. Adicionem água de forma a cobrir os vegetais até sensivelmente mais 2 centímetros acima.
  6. Deixem cozinhar por cerca de 40 minutos em lume brando.
  7. Quando todos os vegetais se encontrarem tenros, retira a sopa do lume e triture com a varinha mágica até obter uma textura cremosa. Prove e acerte temperos.
  8. Numa frigideira tostem as sementes de abobora e de cânhamo com uma colher de chá de óleo de coco, durante uns 2 minutos mexendo ocasionalmente.
  9. Só resta servir a sopa e salpicar com as sementes tostadas.

Informação Nutricional:

Óleo de Coco – uso do óleo de coco é importante nesta receita pois para além de ajudar a caramelizar a abóbora e acrescentar um sabor especial à sopa, é igualmente importante para favorecer a absorção dos Betacarotenos, uma vez que esta vitamina é lipossolúvel, o que significa que para ser absorvida pelas nossas células precisa da um transportados neste caso gordura.

Sementes de Cânhamo – Para além de adicionar textura e o fator crocante à sopa (que eu pessoalmente adoro!) também a torna nutricionalmente mais completa pois as sementes de canhamos são ricas em proteína, tornado esta sopa um prato ainda mais equilibrado e saciante.

Tenham uma excelente noite!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *