Meditação – Como começar?

A meditação não é apenas uma prática de quem pratica yoga, não é um ritual religioso e não é definitivamente nada extremamente complexo e difícil de começar a praticar.
A meditação é apenas um momento em que decidimos estar calmos, estar no momento presente e nos conectarmos connosco. Quando foi a última vez que fizeram isso?
Vivemos vidas ocupadas, às vezes estamos a passar por momentos caóticos e extremamente stressantes. Estamos acostumados a estar nesta roda de trabalho, novos projectos, responsabilidades familiares, crianças, exercícios, hobbies, que nos esquecemos de desfrutar de tudo. Mas o que quer esteja a acontecer nas vossa vidas neste momento, haverá sempre a possibilidade de encontrar 10 minutos para ficarem em silencio e se reconectarem convosco.
A Meditação ajuda-nos a conseguir esse tempo para impedir que a nossa mente frenética, esteja em constante preocupação, acalma os nossos medos, que são muitas vezes apenas frutos das nossas projecções sobre o futuro, e reduz eficazmente o nosso stress. Esta prática tem vindo a ser cada vez mais objecto de estudo na Medicina e os seus benefícios encontram-se registados em diversos estudos Científicos.

A Meditação tem demonstrado diversos benefícios:

1. Melhoria da qualidade de sono e na redução da Insónia
2. Reduz sintomas de stress, ansiedade e depressão
3. Melhora a atividade cerebral, foco, clareza de pensamento, memória e concentração
4. Estimula o Sistema Imunitário
5. Promove a Auto-Confiança e a Auto-consciência

Quando nos conectamos connosco e damos uma pausa à nossa mente, o nosso corpo segue o exemplo e relaxa também.
Experimentem, não é difícil, é grátis e traz-nos tantos benefícios, que não me parece haver muito pelo que não dar uma oportunidade, não temos muito a perder…

Por onde Começar?

Encontrem um lugar confortável e uma hora onde possam simplesmente relaxar, fechar os olhos e concentrarem-se apenas na vossa respiração, realizem duas ou três respirações profundas,
concentrem-se apenas em todo o processo da inspiração e expiração e permitam que o vosso corpo e mente se acalmem e relaxem.
Se estão a achar que isto parece demasiado e que não vão conseguir se concentrarem sozinhos, não se preocupem, há diversas Apps e vídeos na internet que podem ajudar-vos a começar. A meditação guiada é muito fácil de seguir e guia-nos durante todo o processo.

Deixo-vos algumas recomendações, existem várias de fácil acesso, mas estas são as que me identifico mais:

Calm
Headspace

Youtube:

Honest Guys Meditation

Em portugês:
Be Natural with Ines : antes de dormir e para começar o dia.

Aconselho a prática destes exercícios duas vezes por dia, reservem 10 minutos da vossa manhã e da noite para realizarem este exercício. Este será o momento em que se colocam em primeiro lugar, aquele momento em que cuidam de vocês. Se já estão a pensar que não têm tempo para encaixar 20 minutos para praticar estes exercícios, estão a dizer a vocês mesmos que não têm tempo para vocês, para priorizar a vossa saúde e bem-estar. Se estão nessa situação, aconselho-vos a reflectirem sobre as vossas prioridades, sobre como podem e precisam de começar a reorganizar a vossa vida de uma maneira diferente. Lembrem-se que não podemos deixar fluir de um copo vazio… talvez esteja na altura de começar a encher o vosso copo primeiro!

Nota: Para os mais sépticos, deixo-vos alguns estudos que provam a importância e os benefícios da meditação para a nossa saúde, mas lembrem-se que é quando experienciamos e sentimos que passamos a acreditar e a compreender os benefícios… Boas Meditações!

Namaste

https://exploreim.ucla.edu/mind-body/the-benefits-of-mindfulness-meditation/
https://greatergood.berkeley.edu/article/item/evidence_mounts_that_mindfulness_breeds_resilience
https://news.harvard.edu/gazette/story/2011/01/eight-weeks-to-a-better-brain/

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *